O livro “O Efeito Facebook – Os bastidores da história da empresa que conecta o mundo”, do jornalista de tecnologia David Kirkpatrick, é atualmente o mais completo sobre a empresa. A obra tem várias informações de bastidores. Tanto que o jornalista conversou com funcionários, ex-funcionários, acionistas, especialistas da área e, até, com o fundador Mark Zuckerberg.
A obra foi lançada em meados de junho de 2010, nos Estados Unidos, mas só consegui ler agora. O livro conta a história da criação do Facebook, mas não fica somente nas questões jurídicas e de intrigas, como no livro “Bilionários por acaso – A criação do Facebook”, totalmente parcial. O livro de David é profundo e explica, por exemplo, como a empresa ganha dinheiro e o por que do sucesso de uma rede social no meio de tantas que são lançadas diariamente no mundo.
A diferença do Facebook para os outros sites parecidos é que a criação de Zuckerberg virou uma plataforma de comunicação. O Facebook pretende ser para a internet o que o Windows é para os computadores pessoais. A grande missão da empresa é tornar o serviço uma identidade universal na web.
A parte interessante na obra é quando o Facebook contratou a experiente profissional do Google, Sheryl Sandberg, para “descobrir” qual era realmente o mercado em que a empresa atuaria para gerar receita financeira e sustentar todo o crescimento incontrolável. Foi aí que eles analisaram e reconheceram que o Facebook iria ganhar dinheiro com venda de anúncios publicitários, utilizando as informações compartilhadas dos usuários.
A leitura fica evidente que a criação de Mark não seria um fenômeno mundial sem a ajuda de vários especialistas, visionários e profissionais experientes que orientaram no aperfeiçoamento do produto. Resumo da ópera: Zuckerberg é o novo Bill Gates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário